5 dicas para melhorar a taxa de conversão e-commerce

A taxa de conversão e-commerce é uma das principais métricas para se avaliar o desempenho da sua loja virtual. 

Por isso, confira neste guia como calcular e dicas práticas para aumentá-la!

O que é taxa de conversão e-commerce?

A taxa de conversão e-commerce é uma métrica que avalia se determinado objetivo teve resultado positivo ou negativo.

A taxa de conversão pode ser utilizada para várias finalidades, mas principalmente, para mensurar as vendas da loja virtual de acordo com as visitas que ela recebe.

Por exemplo: você investiu em 2 meses de campanhas de anúncios pagos nas mídias digitais e quer saber a taxa de vendas que obteve nesse período a partir desses anúncios? Basta calcular a taxa de conversão. 

Em outras palavras, a taxa de conversão mede se as suas vendas estão equilibradas em relação ao número de visitas que o e-commerce recebeu em determinado período.  

Como calcular a taxa de conversão e-commerce?

A taxa de conversão e-commerce é dada em percentual. A fórmula é a seguinte:

Taxa de Conversão = Número de Vendas / Total de Visitas no e-commerce

Exemplo prático:

A sua loja virtual de eletrônicos recebeu um total de 5.000 visitas no mês e conquistou 100 vendas no mesmo período. Qual foi a taxa de conversão?

Taxa de conversão = 100 / 5.000

Taxa de conversão = 0,02 x 100 (para ter o resultado em percentual)

Taxa de conversão = 2%

Os dados sobre o total de visitas e o número de conversões em vendas podem ser vistos em ferramentas analíticas, como o Google Analytics, por exemplo. 

Nesse caso, é preciso instalar os pixels de conversão nas páginas do seu e-commerce para que os dados sejam coletados e enviados ao painel de análises. 

Qual a taxa de conversão ideal para o e-commerce?

A taxa média de conversão do e-commerce aqui no Brasil é de 1,5%. 

No entanto, dependendo de alguns fatores, como o seu nicho de mercado e um bom trabalho de marketing, essa taxa pode aumentar. Para você ter uma ideia, a taxa média dos Estados Unidos gira em torno de 5%, o que é um ótimo número.

Portanto, a sua missão é focar em sempre aumentar a sua taxa de conversão para, no mínimo, 1,5%, evitando ficar abaixo da média.

Vamos às dicas?

5 dicas para melhorar a taxa de conversão no e-commerce

dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce

1. Sempre faça testes A/B no e-commerce

Às vezes, as cores dos botões, o layout e as funcionalidades da sua loja virtual não são as melhores para influenciar na decisão de compra dos visitantes.

Uma simples troca no tamanho e nas cores dos botões de compra, por exemplo, podem fazer a taxa de conversão e-commerce subir. Ou, ainda, trocar a posição dos banners promocionais, para que fiquem mais visíveis. 

Por isso, sempre faça testes A/B para avaliar essas partes mais técnicas do site. 

2. Invista em SEO

É impossível querer melhorar a taxa de conversão e-commerce sem investir nas técnicas de SEO – Otimização para Mecanismos de Busca, que melhoram o ranqueamento do site nas páginas de busca. 

Existem centenas de boas práticas de SEO, como, por exemplo:

  • Deixar a loja virtual mobile friendly (adaptada em todos os tamanhos de tela);
  • Uso de palavra-chave em todo o site para que ele seja mais encontrado pelos potenciais clientes;
  • Páginas da loja virtual carregadas rapidamente;
  • Usar a hierarquia de títulos;
  • Trabalhar o marketing de conteúdo na loja virtual.

3. Pensar em estratégias de links patrocinados

Links patrocinados são os anúncios pagos nos canais digitais. Por meio deles a sua loja virtual passa a ser conhecida pelo público em potencial, aumentando as chances de vendas.

No entanto, não basta sair anunciando em tudo quanto é lugar. É preciso ter estratégia, saber direcionar o formato certo do anúncio, a linguagem mais adequada e os lugares mais apropriados.

Além disso, é necessário configurar os anúncios para que eles sejam devidamente segmentados de acordo com o perfil dos seus clientes. Isso evita o desperdício de recursos e aumenta o ROI do seu e-commerce

4. Invista em uma comunicação multicanal

De acordo com os perfil dos seus clientes, é possível oferecer os produtos do seu e-commerce e se comunicar com eles em diferentes canais, que vão além da loja virtual. A ideia é estreitar relacionamento.

Aliás, é possível criar estratégias para que esses canais direcionem as pessoas ao site, pensando em todas as etapas do funil de vendas

Exemplos:

5. Otimize o checkout do seu e-commerce

Por fim, mas não menos importante, temos o checkout, que é a página de finalização da compra.

Para aumentar a taxa de conversão e-commerce, é necessário simplificar a vida do seu cliente, desburocratizando os processos de pagamento. 

Imagine ele sendo direcionado a diversas páginas, solicitando dados sem fim (e, às vezes, sem utilidade), até que, enfim, ele conclua a compra? E se no meio desse caminho, ocorrer algum erro na página? Provavelmente ele desistirá da compra e nem voltará.

Isso não pode acontecer. Se o cliente colocou os produtos no carrinho e clicou em "finalizar pedido", os próximos passos precisam ser rápidos. 

Precisa de ajuda para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce? 

Neste post, você viu que é possível aumentar a taxa de conversão e-commerce ao ficar de olho em alguns detalhes importantes e estratégicos.

No entanto, sabemos que isso é um desafio e tanto para você, que tem uma rotina agitada e precisa resolver uma série de questões diárias em seu negócio.

Por isso, você precisa terceirizar uma equipe que seja especialista no assunto e tenha experiência em alavancar negócios digitais.

A equipe da A7B tem toda a expertise necessária para colocar a mão na massa e te ajudar a aumentar as vendas em sua loja virtual.

Podemos te ajudar com os seguintes serviços:

  • Criação, divulgação e monitoramento de anúncios;
  • Gestão de redes sociais;
  • Estratégias de marketing para e-commerce;
  • Estratégias de SEO para e-commerce;
  • E-mail marketing.

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