Como aumentar o ROI do seu e-commerce e faturar mais?

Entender como aumentar o ROI da sua loja virtual – e colocar em prática – será um divisor de águas no faturamento do seu negócio.

Por isso, preparamos este guia simples e prático para você começar hoje mesmo!

O que é o ROI no e-commerce?

Antes das dicas práticas de como aumentar o ROI, vamos relembrar o significado da sigla para não termos dúvidas.

ROI é a sigla traduzida de Retorno Sobre Investimento e é um importante indicador de desempenho do seu e-commerce. 

Trata-se de um cálculo para você saber se houve um retorno positivo ou negativo de um investimento realizado em sua loja virtual.

Por exemplo: vamos supor que o seu e-commerce seja de eletrônicos e você está investindo em uma campanha de marketing para vender um produto novo. 

Ou seja:

  • Objetivo: vender o produto novo.
  • Estratégia central: links patrocinados no Google (Google Ads).

Vamos supor, também, que você investiu a quantia de R$ 10 mil nos links patrocinados (também chamados de anúncios pagos). No final da campanha, o resultado foi de R$ 30 mil em vendas do novo produto.

E então? Isso significa que o ROI foi positivo – mais especificamente, você obteve um lucro de R$ 20 mil, já descontados os R$ 10 mil do investimento inicial. 

A fórmula matemática do ROI é a seguinte:

ROI = (ganho obtido - Investimento inicial) / Investimento inicial

No caso do exemplo que citamos acima, o resultado ficaria assim:

ROI = (30.000,00 - 10.000,00) / 10.000,00

ROI = 20.000,00 / 10.000,00

Retorno sobre investimento = 2.

Esse resultado significa que a cada R$ 1,00 real investido, houve um retorno de R$ 2,00. Se você quiser obter o resultado em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100 para chegar a 200% de ROI.

Caso o resultado tivesse sido negativo, significa que houve uma perda, um prejuízo. 

A partir daí, já fica mais clara a importância de saber como aumentar o ROI, não é mesmo? Mas vamos nos aprofundar. 

Por que é tão importante saber como aumentar o ROI do e-commerce?

Saber como aumentar o ROI em um e-commerce, independentemente do seu tamanho, é importante por um motivo: conhecimento baseado em dados concretos.

Mais do que isso: ao lidar com um investimento – em termos financeiros, de tempo gasto etc. –, não dá para fazer isso às cegas. Você precisa saber se está tendo lucro ou prejuízo.

E caso esteja tendo prejuízo, você consegue obter algumas pistas que te ajudam a entender os motivos, principalmente se estiver utilizando ferramentas analíticas. Isso significa que o ROI ajuda em sua tomada de decisão.

Portanto, vamos resumir a importância desse indicador, para que depois você saiba como aumentar o ROI:

  • O ROI indica a lucratividade do e-commerce: trata-se de um cálculo que mede o quanto de lucro você está tendo na loja virtual em relação aos investimentos realizados.
  • ROI ajuda na análise comparativa: você pode pegar diferentes tipos de investimento que está realizando em seu e-commerce, identificando quais deles apresentam retornos mais positivos e quais precisam ser ajustados ou eliminados. 
  • O ROI pode ser usado em todos os setores do seu negócio: sempre que houver projetos financeiros em seu negócio, mesmo projetos internos, você pode utilizar o ROI para verificar se houve prejuízo ou lucro. 

Leia também:

Como aumentar o ROI de um e-commerce?

O que aumenta o ROI da loja virtual? Existem algumas práticas importantes. 

Foque sempre nisso: o objetivo do seu ROI é dar lucro, certo? Ele precisa ser positivo – embora nem sempre isso ocorra.

Portanto, eis as dicas de como aumentar o ROI:

Aumente o ticket médio das vendas no e-commerce

Aumentando o valor do faturamento em cada venda, aumenta também a chance de o ROI ser positivo.

Como fazer isso? Por meio das técnicas de upselling e cross selling. O objetivo é fazer com que cada cliente compre mais produtos ou um produto de maior valor.

A dinâmica é a seguinte: no upselling, o cliente tem acesso a um mesmo produto, porém com um valor (e qualidade) superior. 

Por exemplo: ele está comprando um smartphone em sua loja virtual que custa R$ 1.500,00. 

Antes de fechar o carrinho, é possível configurar para que apareça na página outras sugestões de aparelhos iguais ao que ele pretende comprar, porém, com mais vantagens – como um armazenamento maior, por exemplo, a um custo um pouco acima.

Já na técnica do cross selling, ao incluir o smartphone no carrinho, o cliente também tem acesso a recomendações de itens (mais baratos que o aparelho) para ele complementar a compra. Por exemplo: capa de celular, fone de ouvido, garantia estendida, etc. 

Otimize as páginas do seu site

Isso significa tornar a experiência de navegação boa, simples e intuitiva para seus clientes.

Quanto mais facilidade eles tiverem em encontrar os produtos, quanto mais rápida as páginas carregarem, quanto mais detalhadas forem as fotos e as descrições dos itens – e quanto menos burocracia for para fechar o negócio, mais rápido eles tendem a concluir a compra, aumentando a taxa de conversão do seu e-commerce

Na prática, vale a pena contratar um serviço de análise de SEO para que especialistas deem o parecer sobre melhorias na navegação do seu e-commerce. Isso certamente é uma ótima dica de como aumentar o ROI.

Aliás, aqui na A7B nós oferecemos este serviço – saiba mais sobre a consultoria de SEO para a otimização de sites.

Foque na fidelização dos clientes

Embora também seja preciso atrair novos clientes, focar na fidelização de quem já comprou em seu e-commerce é uma ótima maneira de como aumentar seu ROI.

Fidelizar requer um investimento menor, pois o cliente já conhece a sua loja virtual. O foco agora é:

  • analisar o histórico de compras dos clientes;
  • entender o perfil de cada um;
  • segmentá-los;
  • investir em marketing de fidelização, com estratégias como descontos personalizados, conteúdos nas redes sociais para engajamento, etc. 

Não pare de investir em marketing

Não tem como aumentar o ROI sem investir em marketing para atrair os clientes para o seu e-commerce.

A sua marca precisa se fazer presente o tempo todo, pois em tempos digitais, a concorrência é grande. 

Quando você investe em estratégias bem planejadas, a sua loja virtual conquista autoridade no segmento em que atua, fazendo com que a sua marca tenha ainda mais valor e, por fim, resulte em aumento das vendas. 

Nós, da A7B, podemos te ajudar a aumentar o ROI do seu e-commerce com as melhores estratégias de marketing do mercado. Fale com a nossa equipe agora mesmo!

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