Como vender no Instagram? Passo a Passo

Está pensando em vender no Instagram? Pois essa é uma boa decisão, tanto para quem está iniciando um negócio ou já tem uma marca atuante no mercado.

Esta é uma boa decisão simplesmente porque o Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade. Ultrapassou 1 bilhão de usuários ativos e 25 milhões de anunciantes pelo mundo todo.

Já aqui no Brasil, segundo uma pesquisa de 2019 da Opinion Box, 83% das pessoas entrevistadas afirmaram seguir alguma marca ou empresa no Instagram. 

Muita gente, não é? Pois esse é um motivo para comemorar. Afinal, já que tem tanta gente assim, são grandes as chances do seu público-alvo também estar nessa rede!

Por isso, neste artigo montamos um passo a passo completo para você vender no Instagram. Desde a criação da conta comercial até dicas complementares para atrair e engajar seguidores.

Vamos lá? 

Loja virtual no Instagram via mobile

Benefícios de vender no Instagram

Divulgar produtos no Instagram garante muitas vantagens para as empresas, incluindo para os empreendedores iniciantes.

Os principais benefícios de vender no Instagram são:

  • Trata-se de uma rede social altamente visual: e, como sabemos, os consumidores são atraídos por postagens bonitas e que tenham impacto visual. É uma excelente forma de você mostrar o melhor dos seus produtos e serviços.
  • O Instagram é uma ferramenta de uso gratuito: o cadastro da empresa na plataforma e até mesmo o seu uso é gratuito – a menos que você queira patrocinar a página e postagens específicas.
  • Você alcança um público segmentado: o Instagram possibilita a segmentação da sua página por meio das hashtags (#). Para que suas postagens sejam encontradas com mais facilidade pelo seu público-alvo.  
  • O Instagram é mais acessado de forma mobile: e como os brasileiros estão sempre com seus smartphones checando suas redes sociais. Vender no Instagram é uma grande vantagem.
  • Negócios locais tornam-se mais visíveis: se você tem uma empresa que atende a uma determinada localidade e região, cujo público-alvo está nessa rede social, então você também precisa estar nela.
  • A sua página pode crescer de forma orgânica: é possível conquistar seguidores e engajamento de qualidade (comentários e compartilhamentos) de forma totalmente orgânica, sem precisar pagar por anúncios. 
  • A sua empresa também pode colocar anúncios para vender no Instagram: assim como o Facebook Ads e o Google Ads, o Instagram também permite que a sua empresa divulgue produtos e serviços de forma patrocinada. Inclusive é possível colocar um link que leva para a página de vendas.
  • O Instagram fornece analytics: os relatórios gerados pelo Instagram em relação ao desempenho da sua página são preciosos para a tomada de decisões. Para ter novas ideias de conteúdo, para vender mais e gerar mais engajamento. 
  • O Instagram é uma forma de se aproximar dos seus clientes: Talvez um dos principais benefícios de vender no Instagram é que as empresas estreitam os relacionamentos com seus clientes. Lá é um local de alta interação e que contribui para o fortalecimento da sua marca e a fidelização de clientes.

Enfim, são muitos os benefícios de vender no Instagram, não é mesmo?

Se você ficou convencido de que passou da hora da sua marca estar presente nessa rede social, então continue a leitura porque chegou o momento do passo a passo!

Passo a passo para vender no Instagram

A seguir, separamos as dicas para configurar a sua conta comercial e preparar a sua divulgação via Instagram.

Como anunciar no Instagram pelo celular
(Foto: Reprodução / Postgrain)

1. Crie uma conta comercial

Bom, antes de tudo, saiba que existem dois tipos de contas no Instagram: o perfil pessoal e o perfil comercial – que também oferece uma terceira opção de perfil de criador de conteúdo

Recomendamos que ao vender no Instagram, você configure o perfil comercial para que tenha acesso ao relatório de informações (analytics). Os indicadores são fundamentais para se entender o comportamento do seu público na página.

O analytics é liberado para você a partir de 100 seguidores. E a partir de 10 mil seguidores, você tem acesso a mais métricas e ao famoso recurso do "arraste aqui" nos stories.

Caso a sua empresa tenha criado uma conta pessoal, é possível transformá-la em comercial, sem precisar criar outro perfil. No dispositivo móvel, basta: 

  • ir ao menu do canto superior do perfil pessoal;
  • acessar "configurações";
  • ir em "conta";
  • acessar o link "mudar para conta profissional";
  • preencher todas as informações solicitadas;
  • Configurar a sua bio e acrescentar a foto do perfil (use o logotipo da empresa para ajudar a fixar a marca na mente dos seus clientes e futuros clientes). 

Lembre-se, ainda, de deixar o perfil aberto (público). 

Anuncio de bolsa feminina no Instagram
(Foto: Reprodução / Terra.com.br)

2. Ative o recurso do Instagram Shopping

Se o seu negócio é vender roupas pelo Instagram ou qualquer outro produto, o recurso Instagram Shopping vai facilitar a sua vida e a de seus clientes. 

Na prática, além de oferecer os produtos diretamente no feed e nos stories, o recurso permite que as vendas sejam fechadas no próprio aplicativo ou sejam levadas para o e-commerce da marca (no recurso do checkout).

O Instagram Shopping pode ser utilizado por empresas que têm e-commerce ou empresas que não têm. Nesse segundo caso, será preciso ter uma página da empresa no Facebook ou naquele catálogo de produtos do Gerenciador de Negócios.

Antes de usar o recurso, leia as políticas comerciais da plataforma para se certificar que o seu negócio está dentro delas. 

Recomendamos que você pense em criar um e-commerce, caso ainda não tenha. Dessa forma você consegue configurar o Google Analytics e rastrear a origem das vendas (se, por exemplo, seus clientes vieram do Instagram ou por outros meios). 

Tirando foto de produto para Instagram

3. Publique fotos de qualidade e exclusivas

Essa é uma das dicas para Instagram mais simples, mas que muitos erram. Se você quer vender um produto, precisa mostrá-lo em seu melhor ângulo (e se possível, em diferentes ângulos).

Fotos de qualidade e exclusivas, que demonstram a personalidade da marca, são essenciais para despertar o interesse dos consumidores.

Leva tempo, é preciso edição e preparação – mas no final, o retorno é bem maior do que você postar fotos de baixa resolução e retiradas de outros sites ou de catálogos prontos. 

Escrevendo anuncio para Instagram

4. Saiba como escrever no Instagram para atrair o público-alvo

Assim como utilizamos as técnicas de SEO para posicionar melhor o nosso site nos motores de busca, também é preciso saber como escrever no Instagram para que a sua marca atraia atenção, engajamento e vendas. 

Mesmo sendo uma rede social altamente visual, textos relevantes também ajudam a posicionar melhor a sua página. Permitindo que ela apareça como sugestão a mais pessoas.

Aliás, saiba que no Instagram, também podemos dividir o conteúdo de acordo com as três etapas do funil de vendas:

  • Topo de funil: são aqueles que atraem mais pessoas para seguir a página;
  • Meio de funil: são aqueles mais profundos, feitos para engajar mais e deixar que a pessoa permaneça na página;
  • Fundo de funil: são as postagens oferecendo os produtos. Nelas, é preciso fazer uma boa descrição das publicidades. O que isso quer dizer? Texto claro, objetivo e com todos os detalhes do produto em si, sem deixar margem de dúvidas, fazendo com que o cliente feche negócio rapidamente. 

Também não se esqueça de utilizar CTAs (call to actions) nas postagens. Elas incentivam os seguidores a fazerem algo (comentar, compartilhar, salvar a postagem, marcar um amigo, etc.). 


5. Escolha as hashtags de cada publicação

Para vender no Instagram, o uso de hashtags (#) também é importante para ajudar na segmentação e atração do perfil certo de pessoas.

Mas também é preciso ter alguns cuidados para não gerar o efeito inverso e até sofrer punição da plataforma (o temido shadowban). 

Eis algumas dicas:

  • Mesmo que o Instagram permita o máximo de 30 hashtags em cada postagem, tente incluir menos – algo entre 5 e máximo de 10, por exemplo.
  • Tente variar o uso de hashtags de acordo com o tipo e o tema da postagem.
  • Muita gente coloca as hashtags nos comentários para a postagem ficar "mais bonita". Mas deixe disso! Coloque-as na legenda, sem medo de ser feliz. Tem estudos que mostram que deixar na legenda aumenta as chances de engajamento.
  • Use hashtags também nos stories (mas não coloque todos de uma só vez).
  • Certifique-se de que as hashtags não estejam banidas. (sabia que a #medicina, por sofrer inúmeras denúncias de usuários, parou na lista de hashtags proibidas? Ela pode sair a qualquer momento, mas é bom sempre verificar)
  • Cuidado com o uso de aplicativos de terceiros em conjunto com o Instagram, como as ferramentas de automação. A plataforma não costuma gostar muito disso.
Métricas do Instagram Ads


6. Conhecer o seu público e horários de publicação também ajudam a aumentar o engajamento

Outro passo importante para vender no Instagram é conhecer o seu público e horários de publicação.

Quanto a conhecer o seu público, a dica é a mesma para todas as mídias e plataformas que você pretende vender: monte a persona ideal (ou mais de uma, se for o caso), que é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Quando você conhece o comportamento e as preferências dos seus potenciais clientes, consegue mostrar os produtos que vende de forma que eles se sintam atraídos de fato. 

E ao longo das semanas, analise os horários de maior interação do seu público e passe a publicar neles – leve em consideração que eles podem variar de tempos em tempos; por isso, fique de olho no analytics. 

7. Use o feed para vitrine e os stories para bastidores

No feed, publique postagens que sejam a vitrine da sua marca, deixando-o mais bonito, organizado e com mais poder de atração.

Já nos stories, você pode usar e abusar para postar fotos de bastidores, vídeos, depoimentos de clientes e, claro, as postagens interativas como as caixinhas de perguntas, enquetes, etc. Então, sempre induza os seguidores a alguma ação também nos stories.

E aqui vale uma atenção especial na hora de criar aqueles mosaicos de imagens no feed, formando uma única foto maior. 

No início de 2020, uma churrascaria acabou viralizando por conta de um erro de cálculo do mosaico de imagens. 

A ideia era publicar duas fotos que, juntas, formariam a frase "O sabor daquela picanha". Mas a ordem de postagem das fotos foi invertida e o resultado deu o que falar nas redes:

Anuncio no Instagram
(Foto: Reprodução / Instagram Mineiro Delivery)

Portanto, lembre-se sempre de ter atenção na hora da postagem da ordem correta das imagens. E, ainda, não se esqueça de que elas vão se movimentar à medida que novas postagens forem publicadas. Então, planeje minuciosamente!

Outra dica importante: monte os destaques dos stories com conteúdos que atraiam seguidores e informem os clientes. Exemplos:

  • Quem somos;
  • Horários de atendimento;
  • Como comprar;
  • Lançamentos;
  • Depoimentos de clientes. 
(Foto: Reprodução / Instagram)

8. Use o Instagram Ads para vender no Instagram

Os anúncios também são ótimas maneiras de vender no Instagram. Se unidos a uma estratégia orgânica, eles também atraem mais seguidores e potenciais clientes para a empresa.

Uma vantagem do Instagram Ads é que a segmentação do público pode ser feita tanto de forma manual quanto automática.

Neste último caso, o próprio Instagram identifica as melhores postagens que podem gerar mais resultados. Além de segmentar o público com base nas características de pessoas que já seguem o perfil da empresa.

Mas, aqui vale uma dica preciosa: se você quer criar anúncios mais completos, personalizados, instalar pixels de conversão e uma série de outras funcionalidades, utilize o Gerenciador de Anúncios em vez do botão Promover. 

Ele possui um analytics bem mais completo, fazendo com que você tome melhores decisões e faça testes com mais consistência de resultados. 

Bom, essas foram as principais dicas de vender no Instagram. Lembre-se que essa rede social exige constância e persistência para que os resultados sejam colhidos.

Se você precisar de ajuda em todas essas tarefas, a nossa equipe da A7B é especialista em redes sociais. Nesse caso, confira mais detalhes sobre como funciona o nosso serviço de Social Media e marque já uma conversa com a gente!

Inscreva-se em nossa newsletter!