Hashtag (#): O que é e como usar nas redes sociais para alavancar resultados

A hashtag se tornou tão comum no dia a dia das redes, que muitas vezes nos esquecemos da sua grande utilidade para o crescimento dos negócios.

Isso mesmo: o símbolo da cerquilha (#) pode ser utilizado de forma bem estratégica para promover a sua marca. Mas é preciso entender o seu funcionamento e saber o que você pode – e não pode – fazer.

Por isso, neste artigo esclarecemos tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O que é uma hashtag?

Hashtag pode ser entendida como o símbolo de cerquilha (#) acompanhado de uma palavra ou frase – como, por exemplo: #marketingdigital

Ela se tornou muito popular nas redes sociais porque ao ser criada nessas plataformas, a hashtag vira um link clicável (hiperlink), resultando na indexação de temas e assuntos com base nessas palavras.

Quando um usuário posta um conteúdo com a hashtag #marketingdigital, ela vira uma espécie de índice e ao clicar no link, os demais usuários da rede encontram todas as postagens já feitas com essa hashtag. 

A partir daí, dá para imaginar o poder que o bom uso de hashtags pode proporcionar às empresas? Se você tem um negócio, ele pode ser mais facilmente encontrado pelo seu público potencial – desde que elabore uma boa estratégia de uso. 

De onde surgiu o símbolo da hashtag?

Há muito tempo (desde meados de 1960), a cerquilha (#) é usada pelos profissionais de programação de sistemas como a posição de um símbolo numérico: #1, por exemplo, quer dizer o número 1. 

Enquanto nos EUA a cerquilha é chamada de pound key, na Inglaterra é chamada de hash. Já o termo tag significa etiqueta – o que no ambiente web, tem o sentido de classificação de conteúdos por meio de palavras-chave. 

Mas e no universo das redes sociais? Bom, a hashtag surgiu como hoje a conhecemos em meados de 2007, mais especificamente no Twitter. 

A plataforma passou a incluir um hiperlink nas palavras que eram precedidas pela cerquilha, e, ao clicar, o usuário era levado a uma lista com os conteúdos marcados pela mesma hashtag.

Os famosos "trending topics" do Twitter – os assuntos mais comentados do momento – apareceram em 2010 e até hoje fazem sucesso. Com isso, o uso da hashtag passou a ser rotina nas demais redes sociais.

Como usar hashtags para divulgar o seu conteúdo no Instagram 

Como estamos falando de estratégia nas redes sociais, o uso de hashtags segue algumas regras importantes. 

A seguir, separamos algumas dicas de uso para a divulgação do seu conteúdo no Instagram, que é uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas até o momento. Mas de maneira geral, elas também servem para outras redes, como o Facebook.

Hashtag (#) da A7B

Crie uma hashtag própria do seu negócio

Já que estamos falando da criação de um índice de conteúdos baseados na mesma hashtag, então nada melhor do que criar uma.

Dessa forma, além de organizar e facilitar que os seus potenciais seguidores te encontrem na pesquisa direta de hashtag, você também pode promover campanhas e estratégias de marketing para viralizar. 

Postagem no Instagram com poucas hashtags (#)

Escolha poucas e boas hashtags

Um erro que muita gente comete é publicar um conteúdo e colocar dezenas e dezenas de hashtags. Mas em se tratando de Instagram, menos é mais para os algoritmos.

Ainda que não exista uma quantidade certa que podemos colocar, várias pesquisas apontam que o uso de 5 hashtags é o ideal, evitando que o engajamento e o alcance diminuam. 

Mais adiante aqui no artigo, vamos te dar dicas de ferramentas para encontrar as melhores hashtags. 

Postagem no Instagram com Hashtags (#) relacionadas ao tema

Escolha hashtags que estejam relacionadas à postagem

Já que estamos falando em uma quantidade limitada de hashtags, então elas precisam ser escolhidas estrategicamente em cada postagem.

Bom, uma delas já é a # da sua marca. Então, as demais podem ser relacionadas ao assunto do post – não descrevendo-o, mas destacando-o.

Negócios locais, por exemplo, também costumam utilizar uma hashtag da cidade ou região em que atuam, facilitando de serem encontrados pelos moradores e potenciais clientes. 

Já as demais você pode deixar para conversarem com o post em si de forma coerente. 

Lembre-se: hashtag é para facilitar que o seu negócio seja encontrado por um público qualificado.  

Stories do Instagram com hashtag (#)

Use hashtags no feed e também no Stories

No Instagram, a hashtag não é apenas para os conteúdos do feed; ela também deve ser utilizada nos stories. 

Mesmo que eles permaneçam por 24 horas ou fiquem nos destaques, as hashtags também contribuem para que os conteúdos sejam encontrados. 

Na prática, basta adicionar o sticker de #hashtag e digitar a palavra-chave. 

Como NÃO usar hashtags

Usar hashtags com erros de ortografia

Faça uma minuciosa revisão antes de publicar as hashtags para evitar erros ortográficos. Além de diminuir a sua credibilidade, simplesmente a indexação não será feita no local correto.

Por exemplo: se você digitar #marketindigital (sem o g do marketing), a hashtag não será indexada em #marketingdigital. Então, atenção!

Criar hashtags muito compridas

Pode até dar um tom divertido digitar uma frase enorme como hashtag, mas isso não é estratégico para o seu negócio.

#Usarpalavrasmuitolongasnahashtag prejudica a leitura e a compreensão dos seus seguidores – e em redes sociais, cada segundo de atenção é importante, certo?

E se levarmos em consideração que não podemos colocar muitas #'s, então cada uma precisa ser bem pensada. 

Por isso, atenção! E no caso de hashtags com mais de uma palavra, uma dica é utilizar iniciais maiúsculas para facilitar a leitura: #MarketingDigital. 

Incluir hashtags muito populares ou que são usadas em outro contexto

É preciso ter um cuidado duplo aqui. Qual é o contexto em que as hashtags escolhidas estão sendo utilizadas? Se for um contexto negativo ou que desvie o foco da palavra usada, evite-as.

Já as #'s muito populares, que estão nos trending topics, por exemplo, também precisam ter atenção. Surfar na popularidade pode não surtir efeito nenhum para o seu negócio, já que você passa a disputar atenção com centenas ou milhares de outras postagens. 

Como encontrar as melhores hashtags

Até aqui você já percebeu que o uso de hashtags não deve ser feito de qualquer maneira, certo?

Então a seguir, vamos passar três dicas para você escolher as melhores palavras para o seu negócio.

Utilize o buscador para encontrar hashtags

Essa dica é básica, mas precisa ser feita sempre que você estiver procurando por novas hashtags para incluir em suas postagens.

No buscador da rede social, vá colocando as palavras que você acredita serem importantes para o seu negócio e determinado conteúdo específico. Aliás, também faça essa pesquisa colocando-se no lugar da sua persona. Quais palavras ela digitaria? 

Vá analisando os resultados e vendo quais tags geram mais engajamento nos conteúdos e qual é o tipo de conteúdo em que elas estão inseridas. 

Pesquise se a hashtag está em shadowban

Essa dica é especialmente para o Instagram. Muito cuidado com as hashtags escolhidas, pois elas podem estar banidas da plataforma (mesmo momentaneamente) e isso vai derrubar o seu alcance.

E não pense que estamos falando de tags polêmicas. Você sabia que a #medicina tomou shadowban no Instagram? Pelo menos até o momento, se você digitar essa hashtag, vai aparecer a seguinte mensagem:

"Publicações recentes de #medicina estão ocultas no momento porque a comunidade denunciou conteúdo que pode não estar em conformidade com as diretrizes da comunidade do Instagram". 

Então, sempre faça essa verificação antes da postagem. 

Utilize ferramentas de pesquisa de hashtag

Por fim, outra dica que ajuda a encontrar as melhores hashtags é por meio de ferramentas específicas.

Felizmente, existem várias delas que facilitam a nossa vida e nos ajudam nessa pesquisa. Algumas dessas ferramentas são:

  • Leetags: aplicativo para iOS e Android que ajuda a gerar hashtags que sejam otimizadas.
  • Hashtag Generator: site que você digita uma palavra-chave e a ferramenta oferece várias opções de hashtags.
  • Display Purposes: além de você encontrar ideias de hashtags, a ferramenta também fornece alguns insights ao analisar a sua página. 
  • RiteTag: ferramenta onde você consegue ter noção do índice de sucesso que a hashtag pode fazer no momento em que você produzir a postagem. 

É interessante que você realize essa pesquisa em várias ferramentas para obter resultados mais precisos. 

Conclusão

Com o tempo e a prática, todas essas dicas de uso de hashtag serão cada vez mais simples de serem implementadas. Vale a pena investir tempo pensando nessa estratégia.

Aliás, aqui no blog já ensinamos como gerenciar todas as suas redes sociais para obter os melhores resultados possíveis para as suas vendas. 

No entanto, se você precisa de ajuda para o planejamento, a criação e o gerenciamento das publicações em suas redes sociais, a equipe da A7B pode te ajudar.

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