Mídia paga: 6 canais de anúncios para apostar em 2021

Se você tem um negócio e ainda não começou a investir em mídia paga, saiba que pode estar perdendo clientes e mais vendas.

Na era pós-digital, em que a internet já faz parte da vida das pessoas, investir em anúncios online se tornou um trunfo importante para destacar as empresas de seus concorrentes. As vantagens são muitas e se feita da maneira correta, o ROI também é considerável.

Por isso, neste artigo você vai conferir 6 canais de anúncios para começar a investir e ter excelentes retornos ainda em 2021!

O que é mídia paga?

Antes de tudo, vamos conceituar o termo mídia paga para você não ter mais dúvidas. 

Mídia paga – também chamada de mídia patrocinada ou mídia ads – nada mais é do que os anúncios que você paga para aparecerem em diversos canais da internet, como nos motores de busca, em sites e em redes sociais.

No marketing digital, existe uma diferença entre mídia paga e mídia orgânica. Enquanto na paga a empresa investiu dinheiro para publicar anúncios, na mídia orgânica as postagens são gratuitas – como, por exemplo, a publicação de um post no perfil da rede social.

Por isso, quando você ouvir falar em alcance pago e em alcance orgânico, já sabe a resposta. No primeiro, você pagou para que um anúncio ou uma publicação alcançasse mais pessoas, enquanto no segundo, não. 

Antes de avançarmos, é importante dizer que toda estratégia de marketing digital bem-sucedida é a combinação desses dois tipos de mídia: paga e orgânica. 

Por que investir em mídia paga?

Bom, se temos a mídia orgânica, onde não é preciso pagar para termos espaço nos canais digitais, por que investir em anúncios ou postagens patrocinadas? 

Porque existem muitas vantagens na mídia paga. Vamos a elas:

Na mídia paga, você alcança resultados rápidos

Vamos supor que você tem um e-commerce de roupas e vai lançar a nova coleção, ou, ainda, promover uma liquidação. 

Contar apenas com o alcance orgânico impedirá que muitas pessoas realmente vejam as postagens. Nas redes sociais, por exemplo, geralmente os posts são entregues a apenas 10% da nossa audiência. 

Então, é necessário investir em mídia paga. Nela, você faz a configuração adequada de acordo com o perfil dos seus clientes e logo os primeiros resultados começam a aparecer: os anúncios chegarão aos seus seguidores, mas também a novas pessoas. 

Na mídia paga, você consegue alcançar seus diferentes objetivos

Você pode investir em diferentes campanhas, que rodarão diferentes anúncios, de acordo com cada estratégia de marketing da empresa. Exemplos de campanhas de anúncios:

  • Capturar mais leads;
  • Aumentar os acessos do site;
  • Anúncios para aumentar as vendas;
  • Para alcançar novas audiências nas redes sociais.

A mídia paga aumenta o tráfego do seu site

Investir em anúncios certamente ajuda a aumentar o número de visitas em seu site, blog ou e-commerce.

Isso é importante para qualquer marca que pretende se destacar – mas ainda mais essencial para empresas que estejam começando e não têm um bom tráfego no site. 

Investir em mídia orgânica é um processo que traz resultados a médio e longo prazo, enquanto a mídia paga acelera esse crescimento. Cada anúncio pode conter um link que direciona a pessoa até uma página específica, gerando mais chances de capturar leads e converter em vendas. 

Na mídia paga, é possível segmentar o público

Uma das grandes vantagens dos anúncios nas mídias digitais em comparação aos anúncios tradicionais é a possibilidade de segmentação do público que se pretende alcançar.

E cada canal de mídia paga possui suas configurações específicas e características de segmentação que ajudam no melhor direcionamento das campanhas. 

Por exemplo: enquanto no Google Ads são as palavras-chave que ajudam a criar as estratégias, no Facebook Ads são os interesses e no LinkedIn Ads são os nichos de mercado, cargos ou empresas. 

Aliás, caso a empresa esteja com dificuldade de criar uma persona detalhada, a mídia paga pode até ajudar nesse processo – nesse caso, basta criar anúncios segmentados por algumas características (como localidade, gênero e faixa etária) e interesses (produto A, B ou C) para testar quais deles mais convertem. 

Na mídia ads, você tem maior controle dos gastos

A flexibilidade de investimento é outra grande vantagem dos anúncios pagos. 

Você pode começar pequeno, ir testando os resultados e depois aumentando gradativamente os valores – aliás, outra vantagem é que você escolhe os valores a serem pagos na hora de configurar os anúncios.

Ou seja: não existem surpresas na hora de pagar pelos anúncios. E enquanto eles estiverem rodando, você também pode pausar e até excluir as campanhas que não estejam convertendo bem.

Na mídia paga, você acompanha os resultados dos anúncios 

Você não vai investir dinheiro às cegas. Seja no Google Ads ou nas redes sociais, é possível acompanhar praticamente em tempo real o desempenho de todas as suas campanhas de anúncios.

As principais métricas estarão lá e, a partir delas, você consegue ajustar os anúncios para que eles convertam melhor, além de entender mais o comportamento do público que está interagindo com os anúncios. 

Aliás, você pode criar diferentes formatos de anúncios (como vídeos, imagens, etc.) para testar quais deles geram mais resultados. 

Quais são os canais de mídias pagas para anunciar?

Bom, depois de entendermos o que é mídia paga e todas as suas vantagens, eis a pergunta que não quer calar: em quais canais investir em anúncios?

Separamos 6 opções que continuam interessantes em 2021:

1. Google Ads

O Google Ads é um ótimo canal de mídia paga para investir em anúncios. Isso porque ele permite que a sua marca esteja em diferentes locais da internet.

De forma geral, vamos lembrar que o Google é o maior motor de busca da atualidade – e o objetivo de você investir em links patrocinados nesse local é que assim, você conquista as primeiras posições dos resultados de pesquisa. 

Isso é possível porque o Google sempre reserva as primeiras posições para os anunciantes, de acordo com as palavras-chaves que os usuários pesquisam – aliás, esses anúncios são chamados de rede de pesquisa

Além da rede de pesquisa, também é possível anunciar no formato de rede de display, onde os anúncios são publicados em sites de notícias e blogs em geral, de acordo com a segmentação do seu público.

No Google Ads, você também consegue investir no Google Shopping e no YouTube Ads, que merecem um capítulo à parte. 

2. Google Shopping 

O Google Shopping é um excelente local para os e-commerces investirem em mídia paga. 

A plataforma funciona como se fosse uma vitrine virtual onde se compara diversos preços de diversas lojas, de acordo com a pesquisa que o usuário fizer. O anúncio aparece tanto no resultado de busca quanto na aba "Shopping" na página do Google. 

Como a compra do produto só pode ser concluída no próprio site da loja, o Google Shopping leva o tráfego para lá, além de contribuir para levar leads qualificados, aumentando a chance de conversão em vendas. 

3. Youtube Ads

Como o YouTube é uma plataforma de vídeos que pertence ao Google, os anúncios também são feitos na ferramenta do Google Ads.

O YouTube Ads é uma excelente maneira de você divulgar a sua empresa, já que a plataforma continua em alta. 

Segundo dados da própria empresa, durante a pandemia de 2020, 91% dos entrevistados de uma pesquisa afirmaram ter aumentado o tempo de navegação e 54% disseram que passarão a utilizar ainda mais o YouTube.

Existem diferentes formatos de anúncios, sendo que todos eles precisam ser em vídeo. Uma vantagem é que é possível ser bem criativo e aumentar a interação entre o espectador e a sua marca, levando tráfego para o seu site. 

4. Facebook Ads 

Agora vamos às apostas de investimento em mídia paga nas redes sociais. Sim, o Facebook continua sendo forte no quesito anúncios e é um dos canais mais importantes para a divulgação de empresas.

Uma grande vantagem é o poder de segmentação dos anúncios no Facebook Ads. É possível configurar as campanhas tanto para a sua audiência principal quanto para uma audiência personalizada. Ou seja, aumentam as chances de você atrair mais leads qualificados.

Por isso, vale a pena criar diferentes formatos e diferentes campanhas para fortalecer a sua marca nessa rede social.

5. Instagram Ads 

O Instagram completou 10 anos em 2020 e desde a sua criação, muita coisa mudou para melhor. Hoje, a plataforma é uma das queridinhas do público, já que são 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. 

E com essa evolução, quem ganha são as empresas, já que o Instagram Ads também proporciona muitas vantagens para os anúncios pagos. Aliás, nem é preciso ter um perfil na rede para anunciar (embora a gente recomende, caso o seu público esteja nele).

Além dos diferentes formatos de anúncios – como os posts patrocinados e os stories patrocinados – se você tem um e-commerce, pode vender seus produtos diretamente no Instagram, por meio do recurso do Shopping.  

6. LinkedIn Ads 

Se você atua em um mercado B2B, então o LinkedIn é um ótimo canal de mídia paga para anunciar o seu negócio.

A primeira grande vantagem é que nessa plataforma profissional, os leads são altamente qualificados, o que aumenta as chances de você converter melhor os seus anúncios. 

As pessoas que estão ali já não estão mais na primeira etapa da jornada do cliente (a descoberta); elas já sabem das suas dores e necessidades e estão em busca de soluções. 

Neste post aqui a gente te explica como anunciar no LinkedIn Ads. 

Bom, antes de finalizarmos essa parte do artigo, é importante dizer que o Google Ads deve ser uma escolha de todas as empresas – já em relação às redes sociais, a escolha deve se basear no perfil do seu público. 

Anuncie onde seus clientes e potenciais clientes estiverem para aumentar as chances de conversão. 

Conclusão: comece investindo em mídia paga em 2021 

A mídia paga é uma das melhores estratégias para as empresas que querem se destacar na internet de forma rápida, sem descontrole dos gastos e tendo acesso a dados em tempo real sobre o desempenho de suas campanhas. 

Por isso, não deixe de investir em anúncios! A nossa equipe da A7B pode te ajudar nessa tarefa por meio do nosso serviço de Mídia de Performance

Aproveite também para complementar este assunto entendendo como anunciar em redes sociais. 

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