Como calcular o ROI de marketing digital para seu e-commerce?

O ROI de marketing digital é uma métrica importante para todo e-commerce. Afinal, se o seu negócio está no meio digital, as suas campanhas de marketing também estão, certo?

Por isso, entenda tudo neste artigo!

O que é ROI marketing digital?

Bom, ROI é a sigla de Return on Investment, traduzido como Retorno sobre o Investimento. 

Nesse caso, o ROI de marketing digital é uma métrica que mede o retorno obtido a partir de um determinado investimento financeiro em campanhas de marketing digital. 

Vamos supor que você tenha um e-commerce de roupas e pretende realizar uma campanha de marketing para divulgar a nova coleção primavera-verão e aumentar as vendas.

De uma forma básica, você investirá uma determinada quantia financeira nas campanhas digitais (por exemplo: Google Ads, Facebook Ads, etc.), e, no final da campanha, calculará qual foi o retorno obtido – será que as vendas da nova coleção superaram o investimento inicial ou houve prejuízo?

Percebeu a importância dessa métrica? O ROI de marketing digital trará dados reais para você saber se está tendo lucro ou prejuízo em suas campanhas de marketing. 

Além disso, o ROI também cumpre outra função em seu e-commerce, pois ele serve para medir todo e qualquer investimento financeiro. 

E caso você esteja em busca de investimentos financeiros, é essa métrica que será avaliada pelas empresas antes de decidirem aportar capital em seu negócio. 

Quais as vantagens do ROI de marketing digital no e-commerce?

Todas as vantagens que citaremos a seguir se resumem a uma: facilitar a tomada de decisão. 

O ROI de marketing digital é o indicador que vai ajudar você a crescer o seu e-commerce de forma sustentável.

Eis as vantagens:

O ROI de marketing digital ajuda na economia de recursos

As campanhas de marketing digital sempre precisarão ser feitas, caso você queira que a sua loja virtual cresça.

Por isso, o ROI de marketing ajudará você a tomar as melhores decisões baseadas em dados reais coletados e analisados durante as campanhas. 

Se uma determinada campanha teve prejuízo, você consegue decidir entre pausá-la para fazer os ajustes necessários, ou, ainda, eliminá-la, evitando prejuízos maiores. Assim, você economiza seus recursos financeiros. 

O ROI de marketing digital contribui para o aumento do lucro no e-commerce

Ao analisar o ROI das campanhas de marketing, é possível otimizar os investimentos para as próximas campanhas, aumentando as expectativas de lucro. 

Um ponto interessante do marketing digital é que você consegue analisar praticamente em tempo real o andamento de cada campanha, o que inclui os valores que estão sendo gastos, de acordo com o limite estabelecido na configuração dela. 

O ROI de marketing digital promove resultados duradouros

Como a análise do ROI de marketing faz parte de um trabalho contínuo – ao final de cada campanha, é preciso saber se houve lucro ou prejuízo –, os resultados passam a ser mais duradouros.

Afinal, quanto mais se "acerta a mão" ao criar as campanhas, maiores as chances dos resultados serem, em sua maioria, de lucro. O crescimento, portanto, é contínuo.

O ROI de marketing ajuda no aperfeiçoamento da própria equipe 

Quando a equipe trabalha em prol de tornar o ROI das campanhas sempre com lucro, ela se sente mais motivada. Afinal, isso demonstra um bom desempenho e quando houver prejuízo, ela terá pistas sobre o que houve. 

Trabalhar com dados e análise de métricas, portanto, é uma ótima maneira de engajar a sua equipe a se envolver mais no negócio. O ROI torna-se o centro de iniciativas e análises. 

Saiba mais: Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce?

Como calcular o ROI de uma campanha de marketing do e-commerce? 

O cálculo do ROI de marketing é muito simples e segue a mesma fórmula dos demais departamentos da empresa:

ROI = Retorno obtido – Custo do investimento / Custo do investimento

Lembrando que o cálculo do ROI é feito sempre após o término de cada campanha de marketing. 

Vamos a um exemplo simples:

Vamos supor que você investiu R$ 4 mil em uma campanha de marketing digital em determinado mês. Como resultado dessa campanha, obteve-se R$ 12 mil em vendas. 

Então,

ROI = 12.000,00 – 4.000,00 / 4.000,00

ROI = 8.000,00 / 4.000,00

ROI = 2 (multiplicando por 100, o resultado é 200%).

Isso significa que a cada R$ 1 investido na campanha de marketing, o seu e-commerce teve o dobro de retorno, R$ 2 (ou 200% de retorno). Lucro na certa.

Vamos a outro exemplo:

Você investiu R$ 50 mil em uma campanha de links patrocinados no Google durante 1 ano e obteve 150 vendas com receita média de R$ 300,00.

Bom, 150 vendas x R$ 300,00 dá o total de R$ 45 mil em vendas. 

Então,

ROI = 50.000,00 – 45.000,00 / 45.000,00

ROI = 5.000,00 / 45.000,00

ROI = 0,11 (x 100 = 11%).

Isso quer dizer que a cada R$ 1 investidos na campanha, houve um retorno de R$ 0,11. Ou seja: nesse caso, houve um prejuízo, pois o retorno não conseguiu pagar o investimento e gerar lucro.

Ah, e um lembrete importante: você pode calcular os custos de cada campanha de marketing como um todo ou de forma separada.

Se em uma mesma campanha, por exemplo, você investir em Google Ads, Facebook Ads e E-mail marketing, você poderá analisar o ROI total ou dividir os valores de acordo com cada plataforma. 

Isso é possível porque no analytics dessas plataformas, você consegue identificar a partir de qual mídia o lead converteu: X conversões pelo Facebook Ads, X pelo Google Ads, etc.

Dessa forma, se você achar melhor, pode calcular um ROI para cada plataforma ou um ROI com todas elas juntas. 

Lucro ou prejuízo com ROI de marketing: o que fazer?

Depois de entender o que é e como calcular o ROI de marketing em seu e-commerce, eis a dúvida: o que fazer com os resultados?

Tomar decisões.

Se o ROI demonstrou lucro, quais foram os acertos que podem ser repetidos nas próximas campanhas? Existem outras formas de melhorar ainda mais os resultados?

Se o ROI demonstrou prejuízo, o que houve de errado? Algum ponto específico ou será que toda a campanha precisa ser revista? 

O importante é sempre tomar decisões com base nesses resultados. No próximo post, vamos te ensinar como aumentar o ROI do seu e-commerce e faturar mais!

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