SEO Local para Empresa: Como Atrair Clientes Perto de Você

Uma dúvida muito comum de quem tem um negócio local e quer atrair mais clientes pela internet é se existe uma solução específica para isso. Ela existe e se chama SEO local

Com essa estratégia, lojas, mercados, restaurantes, cursos de idiomas, consultórios, escritórios e todas as demais empresas locais podem atrair mais pessoas que estejam procurando exatamente por um negócio como o seu.

E ainda mais: no SEO local, as pessoas estão, de fato, próximas ao seu estabelecimento, aumentando as chances de você não apenas atraí-las, mas também de fechar vendas.

Se interessou? Então te explicamos como isso é possível a seguir! 

Vamos relembrar o que é SEO?

Para entendermos exatamente o que significa SEO local, vamos dividir esse termo em dois: SEO e local.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas). Nada mais é do que um conjunto de estratégias que utilizamos para que os sites fiquem bem posicionados nos motores de busca, como o Google, por exemplo.

Sempre que uma pessoa digita uma palavra-chave no campo de pesquisa, em segundos o Google retorna com uma lista de páginas contendo o resultado que a pessoa procura.

Quando colocamos em prática as melhores técnicas de SEO, temos o objetivo de que o nosso site apareça nas primeiras posições desses resultados – o que aumentam as chances da pessoa entrar nele, e, enfim, conhecer o nosso negócio.

O que é SEO local?

Na mesma linha de raciocínio, entra o SEO local. Por local, entende-se localização geográfica – também chamada nos meios digitais de geolocalização. 

Vamos supor que você tenha um pet shop na cidade de Blumenau (SC) e uma pessoa que more na cidade esteja precisando desse tipo de comércio, mas não conhece as opções de pet shops que têm na cidade.

Aí ela decide ir ao Google e fazer a busca de palavra-chave: "pet shop em Blumenau", ou ainda, "pet shop perto de mim".

Busca por pet shop SEO Local

O algoritmo do Google sabe que a pessoa está localizada em Blumenau, e então, vai entregar nos resultados os pet shops que estejam na cidade – e o seu negócio precisa fazer parte dessa lista de modo bem posicionado. Com o SEO local, isso é possível.

Mas onde o Google entrega esses resultados? A lista das empresas aparece tanto no Google Maps quanto na página tradicional do Google. 

O interessante é que com o SEO local, você também pode atrair clientes de outras regiões, graças às pesquisas feitas no mobile. 

Se uma pessoa morar nos Estados Unidos, mas estiver a passeio no Rio de Janeiro e digitar "restaurants near me" (restaurantes perto de mim), por exemplo, o Google vai entregar os resultados de restaurantes que estejam próximos a ela. 

Quais os benefícios do SEO local para as empresas?

Atrair clientes locais 

Quanto mais bem posicionado nos resultados da pesquisa o seu negócio local estiver, mais clientes locais e potenciais clientes você pode conquistar.

Lembre-se que o objetivo da geolocalização é a entrega de resultados que melhorem a experiência do usuário na internet em tempo real. 

Se ele está próximo da sua empresa e procura por produtos e serviços que você oferece, então você precisa aparecer bem posicionado nos resultados.

Aumentar a visibilidade da sua empresa

Com as pessoas incluindo o digital em suas vidas, as empresas locais precisam estar visíveis e disponíveis para elas também nesses meios.

Com as estratégias certas de SEO local, você consegue se posicionar entre os seus principais concorrentes da região, atraindo mais clientes.

O interessante do SEO local é que você não precisa necessariamente ter um site para aparecer nos resultados, conforme falaremos mais adiante aqui no artigo. 

Além disso, também não precisa investir em links patrocinados, já que o SEO é uma estratégia de atração orgânica. 

Incentivar a tomada de decisão dos potenciais clientes

As buscas por geolocalização são consideradas como aquelas que estão a um passo de uma conversão, caminhando para o fundo do funil de vendas. 

Afinal, se uma pessoa procura por um consultório odontológico próximo a ela, significa que ela precisa do serviço, mesmo que não seja imediatamente. 

E se a sua empresa aparecer no resultado dessa pesquisa com as informações necessárias para que ela vá até você – como, por exemplo, o endereço no Google Maps, telefone de contato, horário de atendimento, avaliações de clientes, etc. – aumentam as chances dela tomar uma ação. 

O SEO local faz aumentar a autoridade da sua empresa

Quanto mais visível a sua empresa local aparecer nos resultados de busca, mais cliques você terá na divulgação, e, assim, mais o Google entenderá que o seu negócio é relevante na região.

Assim, você vai ficando cada vez melhor posicionado e, com isso, ganha autoridade. Afinal, as pessoas entendem que os primeiros resultados de suas pesquisas são de empresas que têm credibilidade na região em que atuam. 

Quais empresas devem investir em SEO local?

É importante deixarmos claro que o SEO local é uma estratégia construída para negócios físicos, ou seja, que tenham locais físicos de atendimento. 

Afinal, trata-se de um serviço de geolocalização onde as pessoas estão procurando por esse tipo de empreendimento. 

Exemplos:

  • Hotéis e pousadas;
  • Restaurantes, cafeterias, lanchonetes e bares;
  • Comércio de produtos e serviços em geral;
  • Escritórios;
  • Lavanderias;
  • Postos de combustíveis;
  • Consultórios;
  • Salões de beleza e barbearias;
  • Escolas, cursos e faculdades;
  • Teatros, cinemas e museus;
  • Shoppings e centros comerciais. 

Para empresas que funcionam 100% no ambiente digital, como e-commerces, ensino EAD, plataformas de serviços, etc., recomendamos as estratégias mais "tradicionais" de SEO

Como fazer SEO local?

A sua empresa precisa ter relevância na busca. Ela precisa aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa local. 

Bom, para saber como fazer SEO local, é preciso entender que como estamos falando de empresas locais, o foco das estratégias de otimização devem ser feitos em dois lugares:

Isso significa que quando a sua empresa aparece no resultado da busca de palavra-chave, você pode direcionar essa pessoa ao seu site ou às informações na página que você cadastrou no Google Meu Negócio.

E no próprio Google Meu Negócio, você também pode adicionar um botão para que a pessoa seja direcionada ao seu site. 

SEO Local via Mobile

Depois de entender isso, chegou a hora de saber quais são os principais fatores de ranqueamento no SEO local, que fazem com que seu negócio fique bem posicionado de forma orgânica. 

Os principais fatores de ranqueamento no SEO local

Google Meu Negócio

Uma pesquisa de 2018 da Moz revelou que um dos principais fatores de ranqueamento no SEO local é o Google Meu Negócio.

Então, a primeira providência a ser tomada é o cadastro da sua empresa na página do Google Meu Negócio – falamos mais sobre isso neste post aqui

Com esta página criada, o usuário do buscador do Google tem uma boa experiência de navegação, pois na própria página dos resultados da pesquisa, ele já tem acesso às principais informações da empresa. 

Além disso, ao ser cadastrado no Google Meu Negócio, o seu empreendimento também vai aparecer automaticamente no Google Maps, que informa a melhor rota para que a pessoa chegue até você.

Por isso, é muito importante que no cadastro você preencha corretamente todas as informações solicitadas na página de contato, para que aumente a tomada de decisão do usuário. 

Avaliações dos usuários

Outro importante fator de ranqueamento de SEO local são os reviews dos seus clientes. Eles podem aparecer tanto no Google Meu Negócio quanto no Google Maps.

Quanto mais pessoas avaliarem, mais o algoritmo do Google entenderá que elas têm uma experiência real com o seu negócio. 

As avaliações de usuários também influenciam a tomada de decisão de novos clientes, fazendo com que haja mais cliques em sua página e mais conversões. 

SEO no site da empresa

Bom, até aqui falamos sobre a importância do Google Meu Negócio para o SEO local. No entanto, ter um site próprio da empresa também é um importante fator de ranqueamento.

Afinal, já que estamos falando de crescimento orgânico (sem o investimento financeiro em anúncios), ter um site e nele trabalhar fortemente o SEO ajuda bastante a melhorar o seu posicionamento no Google. 

Lembre-se que nos resultados orgânicos de busca local também aparecem os sites das empresas.

Na prática será necessário trabalhar nas mesmas técnicas de SEO tradicionais, incluindo as técnicas de SEO on page e SEO off page.  

Algumas boas práticas incluem, por exemplo:

  • velocidade de carregamento do seu site;
  • otimização on page;
  • autoridade do domínio e da página;
  • responsividade (site mobile);
  • conteúdo que seja relevante para o seu público;
  • segurança do seu site;
  • backlinks.

Os backlinks merecem um capítulo à parte, como veremos a seguir.

Backlinks

Os backlinks (links buildings) são fortes fatores de ranqueamento de SEO local. Essa técnica tem tudo a ver com a construção de uma autoridade aos olhos do Google. 

Na prática, isso significa que quanto mais a sua empresa conseguir que outros sites de qualidade a citem, incluindo links para seu site, melhor. E vice-versa. 

Uma dica que também ajuda é você fazer parcerias com sites e blogs de qualidade da sua região para essa troca de links. Dessa forma, o Google também entende que o seu negócio tem destaque em sua região de atuação.  

Conteúdo relevante para o seu público

A criação de uma estratégia de marketing local, que aumente a procura das pessoas pela sua empresa na internet, também é um fator que ajuda no ranqueamento.

Na prática, invista na publicação de conteúdos relevantes e direcionados aos clientes que você quer atrair. Isso também inclui aqueles conteúdos mais locais. 

Quer um exemplo? Se você tem um hotel em Santos (SP), pode postar conteúdo com várias dicas de turismo local. Dessa forma, pessoas que procuram por "dicas das melhores praias de Santos" encontram o seu hotel nos resultados. 

E agora, por onde começar no SEO local?

Bom, depois de entender a importância do SEO local para negócios físicos, está na hora da dica de ouro: nós podemos ajudar você em todo esse processo de otimização.

Aqui na A7B somos especialistas em boas práticas de SEO para que todos os tipos de empresas ganhem autoridade na internet e vendam mais. 

Por isso, entre em contato conosco para marcarmos uma conversa!

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