Vendas e-commerce: 3 estratégias para aumentar o faturamento

O tema deste artigo é muito pedido pelos leitores do nosso blog e por nossos clientes: vendas e-commerce. Existem estratégias que realmente dão certo para aumentar o faturamento?

Existem, sim! Falaremos a seguir sobre três delas. Confira!

Estratégia 1: aumentar o ticket médio de cada venda

Existem várias ações que podem ser feitas ao mesmo tempo em sua loja virtual. Antes de tudo, o objetivo aqui é fazer com que cada cliente compre mais do que estava previsto.

Isso quer dizer que você precisa "ajustar a loja" para tornar os produtos atraentes, e, principalmente, os valores e as condições de pagamento.

A seguir, vamos citar algumas estratégias que podem ser feitas para isso:

Frete grátis acima de determinado valor

Essa dica é essencial, principalmente se os seus produtos tiverem valores mais baixos. 

Por exemplo, ofereça frete grátis para compras acima de X valor para estimular que o cliente compre mais produtos. O cliente vai perceber que, dependendo do valor do frete, alguns produtos acabam até mesmo saindo "de graça" caso ele aproveite a oportunidade. 

Invista em cross-selling

Sempre ofereça opções para o cliente comprar mais em seu e-commerce. 

Aquelas abas no estilo "Os clientes também compraram", ou, "Compre junto" são técnicas certeiras para aumentar as vendas e-commerce. 

Mas a dica aqui é deixar a vitrine realmente organizada. Os produtos precisam ser complementares, similares e de acordo com o perfil do cliente, para que ele compre por impulso. 

Crie kits de produtos

Os kits são ótimas opções de vendas no e-commerce para aumentar o ticket médio.

Se você vende acessórios esportivos, por exemplo, monte kits de acordo com as modalidades. Assim, os clientes compram com mais agilidade, aproveitam os descontos e você fatura mais. 

Saiba mais:

Blog post: funil de vendas para e-commerce

Estratégia 2: Investir em marketing de conteúdo focado em vendas e-commerce

Muita gente pensa que marketing de conteúdo não funciona para e-commerces. Mas é justamente o contrário: funciona – e muito!

Mas é um trabalho a médio e longo prazo, mas que se bem feito, traz resultados consistentes e a sua marca ganha autoridade no segmento.

Bom, marketing de conteúdo é uma estratégia de divulgação de conteúdo para atrair potenciais clientes para o seu e-commerce. 

Essa publicação é feita por meio de um blog dentro da própria loja virtual, além de outros canais, como as redes sociais e e-mail. 

A meta é construir um relacionamento com esses potenciais clientes que entram na loja virtual, mas que ainda não compraram nada – ou que compraram, mas precisam de fidelização.

Além disso, quanto mais os visitantes entram em sua página de forma orgânica (ou seja, sem que você tenha pago por um anúncio), melhor ranqueada ela vai ficando no Google. Isso se traduz na sua marca ser encontrada mais facilmente pelas pelo público-alvo. 

Pessoas consumindo conteúdo na internet

Ok. Mas o que publicar? Isso vai depender do perfil do seu público. É preciso montar uma estratégia de acordo com as características dos potenciais clientes e dos produtos que você vende.

Os conteúdos podem ser direcionados, por exemplo, a dicas de uso dos produtos, a mostrar o por que eles são importantes para resolver o problema da pessoa. Você pode tirar dúvidas, falar sobre temas complementares… Enfim, conteúdos que você sabe que chamam a atenção.

Além do marketing de conteúdo, você também pode investir em anúncios para aumentar o faturamento, incluindo a estratégia de remarketing

Leia também: Saiba como crescer a sua loja virtual com técnicas de inbound marketing

Estratégia 3: Desenvolver ações de fidelização de clientes

Bom, a primeira estratégia que citamos – a de aumentar o ticket médio – foi para fazer os clientes comprarem mais. A segunda – de marketing de conteúdo – é para atrair mais clientes.

E agora, está na hora de fidelizá-los. As vendas e-commerce também precisam de técnicas de fidelização. Afinal, manter os clientes ativos ajuda a equilibrar os gastos, já que é mais caro atrair clientes novos do que manter os existentes.

Existem muitas estratégias de fidelização no e-commerce. Um exemplo são os tradicionais cupons de desconto personalizados para os clientes fiéis. 

Logo após finalizar uma compra, por exemplo, o cliente já recebe automaticamente por e-mail um cupom de desconto para a próxima compra. O cupom também pode ser enviado no dia do aniversário dos clientes, como forma de presente.  

Outras estratégias de fidelização são:

  • programas de fidelidade;
  • envio de brindes e amostras grátis junto com a compra;
  • atendimento ao cliente rápido e eficiente;
  • desburocratizar o pagamento, tornando o fechamento da compra mais rápido e simples;
  • caprichar na embalagem das entregas – colocando um aroma especial, por exemplo, e um cartão de agradecimento;
  • antecipar-se às necessidades dos clientes. Por exemplo: "O inverno está chegando? Aproveite as nossas ofertas de casacos de inverno". "O Natal está próximo? Já preparamos os melhores descontos para você receber os produtos a tempo!

Lembre-se: sempre que colocar em prática as estratégias de fidelização nas vendas e-commerce, pense na satisfação do cliente. Ele precisa se sentir altamente valorizado pelo seu negócio. 

Como ele se sentiria com essa estratégia? Ele se sentirá valorizado de verdade? Ele perceberá que o seu produto tem um alto valor agregado? 

Outro objetivo importante: cliente fidelizado é cliente que falará bem do seu negócio. Não se esqueça de colocar em sua loja virtual o campo de avaliação de clientes. Isso também ajuda a aumentar as vendas e-commerce.

Leia também:

Blog post: 5 estratégias de marketing digital para e-commerce

Conclusão: Por onde começar?

Sim, sabemos que mesmo sendo apenas 3 estratégias citadas no artigo, elas demandam um bom trabalho de planejamento, desenvolvimento e monitoramento dos resultados.

E nem sempre você possui uma equipe especializada nisso, ou, ainda, pode reservar colaboradores para serem treinados para essas tarefas. 

Por isso mesmo, nós da A7B, podemos te ajudar em todas essas etapas. Somos especialistas em desenvolver estratégias personalizadas para vendas e-commerce.

Desde a análise da parte técnica e de conteúdo da sua loja virtual, passando pelas estratégias de marketing, a criação de conteúdo e o monitoramento dos resultados, juntos, podemos trabalhar para que o seu negócio cresça com consistência e autoridade no mercado.

Por isso, entre em contato conosco por meio deste link e agende já uma conversa!  

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