Como anunciar no YouTube Ads

Se você tem um negócio, mas ainda não utiliza o YouTube Ads para promovê-lo, então definitivamente está perdendo tempo!

Muitas pessoas deixam de anunciar no YouTube por acreditarem que o processo é difícil, caro e sem retorno. Mas é justamente o contrário – e neste artigo vamos explicar em detalhes como tudo funciona. 

Benefícios do YouTube Ads 

Antes de tudo, é preciso relembrar que o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que pertence ao Google. 

Isso significa, portanto, que para anunciar nesta plataforma, a criação e configuração dos anúncios é feita na ferramenta do Google Ads – não existindo, portanto, uma página específica de YouTube Adwords. 

Entendido isso, vamos começar pelos benefícios do YouTube Ads:

Os anúncios são mais visualizados no YouTube

Os números comprovam que vale a pena anunciar no YouTube Ads. De acordo com as estatísticas da própria empresa, 95% dos anúncios veiculados na plataforma são vistos até o fim – e são assistidos com som.

A segmentação é variada

Segmentar os anúncios de vídeos patrocinados no YouTube é uma das fórmulas do sucesso – e não só nessa plataforma, mas também em outros canais e redes sociais

No YouTube, você consegue segmentar bem as suas campanhas por faixa etária, por interesses, por região, por palavras-chave e outras opções interessantes e que trazem melhores resultados.

O YouTube Ads ajuda a potencializar as vendas

Empresas grandes, médias ou iniciantes podem – e devem – anunciar no YouTube Ads para potencializar as vendas.

Afinal, estamos falando de uma das plataformas de maior sucesso da internet e cujo buscador é o segundo mais utilizado no planeta – perdendo apenas para a ferramenta de pesquisa do próprio Google.

Com isso, quem anuncia na plataforma colhe o benefício de ter mais reconhecimento de marca, o que faz aumentar a taxa de conversão.

O YouTube Ads para e-commerce ajuda a destacar a sua loja virtual

A plataforma é uma excelente maneira de destacar o seu e-commerce dos demais. 

Aliado a uma boa segmentação com base em interesses e palavras-chave, por exemplo, o seu anúncio é exibido diretamente para o público que você quer atingir.

E dá para criar anúncios em vídeo que sejam curtos, simples, mas que conseguem atrair a atenção.

Dá uma olhada no exemplo abaixo de um anúncio para promover uma meia de compressão para tirar as dores nos pés:

https://www.youtube.com/watch?v=ZampLrlOEEU

A sua marca interage mais com o público

Os anúncios em vídeo realmente fazem sucesso entre as pessoas – e não é à toa que o YouTube Ads para e-commerce e outros segmentos vem crescendo nos últimos tempos. 

Com os vídeos, você consegue interagir melhor com o seu público, seja dividindo conhecimento, mostrando um lançamento, as vantagens de um serviço ou fazendo um review interessante sobre o seu produto. 

Há um maior controle do pagamento dos anúncios

Ao anunciar no YouTube Ads, você não leva aquele susto quando chega a fatura. 

Na prática, você só paga depois que uma ação foi realizada – seja o Custo por Visualização (CPV) ou Custo por Clique (CPC). Você consegue limitar o valor máximo a ser pago em cada ação escolhida, controlando melhor o orçamento das campanhas. 

Formatos do YouTube Ads 

Até o momento, existem 4 formatos de anúncios em vídeo no YouTube Ads, que podem ser veiculados na plataforma. 

Todos eles precisam estar hospedados na própria plataforma (como veremos no próximo tópico do artigo), mas também podem ser exibidos em outros aplicativos e sites parceiros do Google – o que depende da configuração e do formato escolhido.

Vamos a eles:

1. In-stream pulável

São aqueles anúncios exibidos antes, durante ou depois do vídeo principal e que dão ao espectador a opção de pulá-los depois de 5 segundos. Eles também podem aparecer em sites e aplicativos parceiros do Google

Anúncio YouTube In-stream
(Imagem: Reprodução / Google)

Este formato in-stream pulável pode ser configurado em campanhas com diferentes metas, como vendas, captura de leads, reconhecimento de marca, aumento de tráfego no site e consideração de marca e produto. 

Quanto ao pagamento, ele é feito por meio de lances de CPV (Custo por Visualização). Sempre que um espectador assiste a pelo menos 30 segundos do anúncio ou interage com ele, ocorre a cobrança. 

2. In-stream não pulável

Neste formato de vídeo patrocinado, o anúncio dura no máximo 15 segundos e o espectador não tem a opção de pulá-lo. Ele pode ser inserido antes, durante ou depois do vídeo principal. 

(Imagem: Reprodução / Google)

O formato de anúncio in-stream não pulável também pode ser exibido em aplicativos e sites parceiros do Google. Na configuração da campanha, a meta escolhida para que esse anúncio seja configurado é a de "alcance e reconhecimento de marca". 

A cobrança desse formato de anúncio no YouTube Ads é feita baseada nas impressões, ou seja, em lances de CPM (Custo por Mil). A cada mil exibições do anúncio, a cobrança é feita. 

3. Video discovery

Nesse formato de anúncio, aparece uma imagem em miniatura do seu vídeo com um texto em três diferentes locais:

  • na aba de vídeos relacionados;
  • no resultado de uma pesquisa;
  • ou na página inicial do Youtube nos dispositivos móveis.
Anúncio YouTube discovery
(Imagem: Reprodução / Google)

A cobrança é feita apenas quando os usuários clicam na miniatura para assistirem ao vídeo patrocinado. Ele é ideal para ter como meta a "consideração de produto e marca". 

4. Bumper

Os anúncios no formato bumper são aqueles vídeos curtos, que tem no máximo 6 segundos, exibidos antes, durante ou depois do vídeo principal. Eles têm a função de causar impacto de forma curta e objetiva e não há a opção de pular.

Anúncio YouTube Bumper
(Imagem: Reprodução / Google)

Esses vídeos podem aparecer tanto no YouTube quanto nos aplicativos e sites parceiros do Google e você paga por lances de CPM. Para esse formato, a meta da campanha de anúncio precisa ser "alcance e reconhecimento de marca". 

Melhor formato de anúncio para minha empresa: qual escolher?

Dentre as quatro opções de anúncios no YouTube Ads, muitas empresas têm dúvidas de qual escolher.

Mas, como já adiantamos na explicação de cada anúncio, o próprio Google já definiu as metas a serem alcançadas em cada formato.

Portanto, resumindo, você pode escolher:

  • In-stream pulável para: vendas, leads, tráfego do site, alcance e reconhecimento de marca ou consideração do produto e marca;
  • In-stream não pulável para: alcance e reconhecimento de marca. 
  • Video discovery para: consideração de produto e marca. 
  • Bumper para: alcance e reconhecimento de marca.

Vale lembrar que você pode criar diferentes campanhas de anúncios para rodarem ao mesmo tempo, em diferentes formatos. 

Passo a passo de como anunciar no YouTube Ads

A seguir, separamos um passo a passo de como anunciar no YouTube Ads – partindo do princípio que você já tem o vídeo pronto.

Basicamente, os passos são bem simples:

  • Criação de um canal no YouTube;
  • Upload do vídeo que será o anúncio;
  • Vinculação do canal no Google Ads;
  • Configuração do anúncio e das estratégias no Google Ads. 

Vamos lá?

Passo 1: Crie um canal no Youtube para sua empresa

Para anunciar no YouTube, é necessário criar um canal na plataforma, pois é no canal que você fará o upload dos vídeos que, posteriormente, serão exibidos como anúncios. 

Na prática, basta criar um e-mail no Gmail do Google para a sua empresa, acessar a página do YouTube e, por meio desse e-mail, criar um novo canal na plataforma. 

Passo 2: Suba os vídeos que serão os anúncios da sua empresa

Depois de criado o canal no YouTube, é hora de fazer o upload dos vídeos que você vai anunciar. 

Atente-se em preencher todos os campos, incluindo:

  • Título;
  • Descrição;
  • Cards;
  • Imagem de miniatura, etc. 

São esses campos preenchidos que funcionarão como um filtro para que você atinja o público certo. 

Passo 3: Vincule a conta do Google Ads da empresa ao canal no YouTube

Se a sua empresa já tem uma conta no Google Ads, será preciso vincular essa conta ao canal no YouTube. Se ainda não tem, acesse a página do Google Ads e crie uma, utilizando o mesmo e-mail do canal.  

Para vincular, basta acessar o canal da sua empresa no YouTube, ir em "Meu Canal" (no canto superior direito), e clicar em "Estúdio de Criação".  

Na sequência, basta clicar em "Canal" (no lado esquerdo), em "Avançado" e, em seguida, clicar em "Vincular uma conta ao Google Ads" (na parte inferior da página). 

Passo 4: Configure os seus anúncios no YouTube Ads

Com o canal no YouTube criado, o upload do vídeo concluído e a conta do Google Ads vinculada a ele, está na hora de configurar o anúncio.

Você vai passar por algumas etapas, tais como:

  • Definição das estratégias de lance: escolha entre CPC (Custo por Clique) e CPV (Custo por Visualização). É você quem define o valor máximo diário que quer pagar, tanto pelo clique quanto pela visualização.
  • Segmentação do público-alvo da campanha de anúncios: no YouTube Ads, é possível segmentar muito bem para que os vídeos atinjam apenas as pessoas pré-definidas. Exemplos de segmentação são por temas (nicho de mercado), interesses do público-alvo e palavras-chave de busca.
  • Definição do CTA do anúncio no YouTube Ads: não basta apenas exibir o anúncio; você precisa direcionar o espectador a tomar alguma ação (Call To Action). Exemplos de CTAs são: direcionar para o site da empresa, para uma página de vendas, para o canal no YouTube ou para outro vídeo, por exemplo. Essa escolha depende da sua estratégia de marketing. 

Conclusão: por onde começar a anunciar no YouTube Ads?

Depois de conhecer todas as vantagens e formatos de anúncios no YouTube Ads, o próximo passo é criar agora mesmo as suas campanhas!

Porém, sabemos que essa tarefa precisa ser feita com muita atenção, pois estamos falando de estratégias de marketing que precisam dar o devido retorno ao seu negócio.

Por isso, você pode contar com a equipe da A7B para configurar e monitorar as suas campanhas de anúncios no Google Ads (incluindo os anúncios no YouTube) e nos demais locais onde você quer divulgar a sua marca.

Somos especialistas e treinados pelo próprio Google. Por isso, agende agora mesmo uma conversa com a nossa equipe para criarmos as melhores estratégias para o seu negócio faturar mais!

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